Notícias

Saiba como funciona o rastreador veicular

Saiba como funciona o rastreador veicular

No decorrer do tempo, muitas pessoas estão optando em contratar serviços de rastreamento veicular para ter mais segurança contra roubos e furtos. A Khronos oferece serviços especializados em rastreamento para a sua frota e/ou seu veículo particular e, diante disso, resolvemos explicar um pouco mais o funcionamento de um rastreador veicular.

Ao contratar um serviço de rastreamento, por exemplo, como o da Khronos, a empresa especializada instala um módulo rastreador no veículo. O equipamento conta com tecnologia GPS e GPRS. O GPS tem a função de captar de um satélite as informações de latitude, longitude e direção, que permitem o monitoramento da localização do veículo. Já o GPRS transmite à uma central esses dados captados, que consegue decodificar e transformar em endereço dentro de um mapa geográfico.

Quando o veículo está ignição ligada, um pacote de dados com todas as informações de localização e velocidade, é enviado a cada três minutos para o sistema de rastreamento. Já quando ele está desligado, as informações são atualizadas a cada uma hora. Essas são as ações básicas do sistema.

A Khronos oferece um aplicativo no celular para monitorar todas as ações do veículo 24h por dia. Dentro desse app, há a função do “Estacione Seguro”, por exemplo, que ativa a barreira digital de 50 metros ao redor do veículo após estacioná-lo. Caso ocorra algum movimento e sair dessa barreira, é enviado um sms alertando ao proprietário do veículo.

aplicativo-khronos.png
Além disso, o rastreamento veicular é ideal para empresas que tem uma frota veicular, pois garante o controle de todas as ações dos motoristas, tais quais o excesso de velocidade, distância e trajetos percorridos, pontos de referências, relatório de paradas e horas trabalhadas, controle de entregas e encomendas e entre outros. Diante desse controle, é possível verificar se há um mau uso do veículo ou se está acontecendo um desgaste prematuro da frota, para, a partir desse momento, tomar algumas providências necessárias e regularizar todo esse processo.

Também há a vantagem dentro desse serviço de conter a telemetria, que é um sistema capaz de mensurar toda a dirigibilidade do motorista, como aceleração e frenagem, rotação do motor, utilização de embreagem, entre outros. Assim, atribuir uma nota de 0 a 10 a cada condutor e criar um rankeamento entre eles.

Caso você queira garantir mais segurança ao seu veículo ou frota em 2017, entre em contato conosco para saber mais informações. Localize o seu veículo em qualquer lugar!