Notícias

Dicas para contratação de motoristas para frota

Dicas para contratação de motoristas para frota

Os gestores de frotas ou empresas que realizam transporte de mercadoria possuem uma tarefa desafiadora: contratar um bom motorista. Entre um dos motivos de se tornar desafiador é a falta de qualificação dos profissionais para comandar veículos que são, cada vez mais, modernos e tecnológicos. Além disso, é claro, pelo fato de exigir muita responsabilidade do condutor diante do caminhão e também da carga transportada durante todo o trajeto.

Para isso, a Khronos selecionou algumas dicas essenciais para uma boa contratação de um motorista para a sua frota e realizar uma boa escolha, confira:

Faça a análise da qualificação profissional
Para contratar motoristas para frota é importante encontrar pessoas capacitadas para exercer o cargo. Primeiramente, deve-se procurar interessados que possuam a carteira de habilitação correspondente para caminhão. Depois disso, realize testes práticos, para ver o desempenho de cada candidato, afinal, um profissional com anos de experiência podem não saber muito bem comandar caminhões modernos.

Considere também o entendimento do candidato sobre legislação de trânsito, mecânica, condução econômica, direção defensiva e etc. Avalie o histórico trabalhista do profissional para saber a média de tempo que permaneceu em cada empresa.

Esteja junto com um profissional de RH
Ao realizar esse desafio de contratação, nada melhor estar acompanhado por uma pessoa que entenda e consiga identificar o perfil dos candidatos, que é o profissional de recursos humanos. Muitos deles são formados em administração ou psicologia, no qual possuem a capacidade de relacionar as necessidades da empresa com as características do candidato e, assim, auxiliar nesse processo.

A experiência
Como já dito anteriormente, a experiência de anos e anos pode não ser tudo. Com a evolução da tecnologia (GPS, rastreadores, etc) e os veículos com diversos recursos modernos, a experiência de uma pessoa mais velha pode deixar a desejar. Diante disso, os jovens podem estar mais preparados com caminhões com alto nível tecnológico. Mas, se o profissional entrevistado já estiver familiarizado com os novos caminhões, o critério experiência pode ser decisivo na hora.

Entenda as aspirações do candidato
É imprescindível saber quais são os desejos do motorista, para ter uma ideia se o candidato se encaixa bem com a vaga que está oferecendo e entre para o time da empresa. Saiba quais são as expectativas dele em relação ao salário, se tem disponibilidade para viajar, se há perspectivas de crescimento e entre outras.

Também converse sobre a vida pessoal dele, mas sem entrar profundamente na privacidade. Por exemplo, pergunte se ele tem filhos pequenos e como lidaria com isso diante de viagens longas de caminhão. Irá se adaptar bem? O objetivo dele é realmente este trabalho? Todos esses questionamentos são válidos para evitar futuras frustrações, de ambos os lados, e também reduzir o índice de rotatividade na empresa.


Contratar um motorista qualificado é uma tarefa que exige um processo de seleção devidamente rigoroso. Porém, com uma boa análise do perfil psicológico e conhecimento técnico e prático do candidato, você garantirá uma boa escolha para a sua empresa.