Notícias

As principais tendências no setor de carros autônomos

As principais tendências no setor de carros autônomos

A cada ano que passa, a tecnologia se reinventa no mercado. Atualmente, é possível ver diversas novidades tecnológicas que, aos poucos, estão fazendo parte do dia a dia. Uma delas, com certeza, são os carros que andam sozinho, mais conhecido popularmente como carros autônomos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) e divulgada pela agência Reuters, os carros autônomos, em 2035, serão 12 milhões de unidades ao ano, totalizando cerca de 10% das vendas no mundo. O chefe de divisão automotiva do BCG afirma que será a mudança mais radical da indústria automotiva em 100 anos.

Diante dessas estatísticas, confira abaixo as principais tendências dos carros que tomarão decisão por si próprios:

Não terá mais falha humana
Segundo estimativas, 95% dos acidentes de carros são provenientes de uma falha humana - desde o motorista até a falha do projeto do veículo ou pista. O especialista canadense em automóveis, Brad Templeton, diz que "carros são um enorme perigo para a saúde e para o meio ambiente, e acidentes geram custos enormes. Mas isso vai mudar porque robôs não dirigem bêbados, não se transformam em idosos com reflexos lentos e não atrapalham o trânsito por causa de inexperiência. Eles vão conduzir de forma incomparavelmente mais segura do que pessoas".

Através disso, o tempo de trajeto, as vias congestionadas o consumo de combustível dos carros, consequentemente, irão diminuir e até a poluição e o dinheiro gasto com placas sinalizadoras de trânsito se tornarão obsoletos.

Ford investirá US$ 1 bilhão na Argo AI
O investimento será de US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos na Argo AI, uma empresa especializada em sistema de direção virtual para o veículo autônomo da Ford, que será lançado em 2021. Mark Fields, presidente da Ford, afirma que a próxima década será definida pelos veículos autônomos e que o impacto será tão significativo como a linha de montagem da Ford igual há 100 anos. A parceria faz parte do objetivo de lançar um veículo autônomo para uma aplicação comercial em serviços de mobilidade daqui a quatro anos.

Nissan testa carros autônomos em Londres
A Nissan, recentemente, apresentou a sua geração de carros autônomos que estão sendo testados nas ruas de Londres. Para os ocupantes que estavam presenciando esse teste, puderam ver como é o funcionamento de um carro desse tipo de forma especializada. A marca diz que "uma rodovia com tecnologia de condução autônoma permitirá ao veículo a mudança automática de faixa, sistema que está previsto para 2018, enquanto a condução autônoma em estradas urbanas e em cruzamentos tem lançamento esperado para 2020."

Os carros autônomos do Google
O Google testou nas vias públicas de Califórnia, desde dezembro de 2015 até novembro de 2016, cerca de 635.868 milhas, o equivalente a 1 milhão de quilômetros rodados. Segundo a empresa, o sistema foi cancelado 124 vezes com risco de segurança, foi uma intervenção a cada 8,2 mil km. Já no ano anterior, foram 341 casos em 424.331 milhas ou um a cada 5,5 mil km.

E o que o Japão tem a dizer sobre tudo isso?
O Japão, além de querer desenvolver o primeiro carro voador até a Olimpíada de 2020, pretende, até 2030, atingir a meta de que um a cada cinco veículos do país não precise mais de uma pessoa para a condução. E tudo isso com o apoio do governo japonês, que inclusive irá emitir a permissão necessária para os fabricantes realizarem os testes em áreas com baixa densidade populacional.


A realidade dos carros autônomos em relação a nós não está muito distante. Aos poucos, poderemos ficar 100% conectados no smartphone e despreocupados com o trânsito ao nosso redor, pois os próprios veículos cuidarão disso para as pessoas, sem preocupação.