Notícias

5 dicas para aumentar a eficiência da frota

5 dicas para aumentar a eficiência da frota

A gestão de frotas é muito importante para aumentar todo o funcionamento da frota de sua empresa, além de reduzir diversos gastos que, por vezes, tornam-se desnecessários. As forças do mercado são incontroláveis aos olhos de um gestor de frota, porém é possível prever algumas situações em operações logísticas que podem minimizar o impacto em relação a preços de combustíveis, o custo por transporte e o tempo de entregas de uma mercadoria.

Confira 5 dicas para aumentar a eficiência da sua frota e garantir a entrega de um ótimo serviço e sem problemas para os clientes:

1 - Faça a manutenção preventiva
A manutenção preventiva identifica possíveis problemas e falhas antes mesmo de acontecerem, que auxilia a redução de custos e ajuda aumentar a eficiência da frota. É realizada a revisão de calibragem, suspensão, freios e óleo. Caso não seja feita essa manutenção, futuramente, possivelmente terá que arcar com mais despesas, no qual pode surgir a necessidade de realizar a manutenção corretiva, que, neste caso, leva um pouco mais de tempo, deixa o veículo parado e diminui a disponibilidade da frota.

2 - Análise do combustível
Esse é o fator que tem grande influência direta nas despesas dentro da logística e no desempenho das operações. O combustível possui um preço volátil, a partir disso fica fora do controle do gestor de frota em calcular precisamente quais serão os gastos. Entretanto, uma maneira de economizar combustível é realizar antecipadamente uma rota mais econômica. Além disso, é bom pensar em um trajeto que não tenha tantos engarrafamentos e grandes ladeiras, isso ajuda muito bem na redução de custos.

3 - Cuidado com os pneus
Realizar a conservação e a manutenção dos pneus também é um ótimo método para que aumente a eficiência da frota. Além de prevenir possíveis acidentes, manter os pneus bem calibrados, alinhados e balanceados ajudam a aumentar a vida útil deles e diminui os custos com combustível. É indicado verificar diretamente com o fabricante do veículo qual a periodicidade para calibração e troca dessas peças.

4 - Verifique a documentação e multas
A verificação de documentos e multas é de extrema importância para que não ocorra nenhum problema durante o trajeto caso seja parado em uma blitz, por exemplo. Sendo que as multas causam gastos e, dependendo da infração, os valores são altíssimos, trazendo, assim, problemas desnecessários para a empresa que poderiam ter sido evitados com uma boa gestão de frota.

5 - Capacite os motoristas
Um bom profissional é um profissional capacitado. Para aprimorar ainda mais dentro da sua equipe de motoristas da frota, opte em realizar treinamento de capacitação, isso irá melhorar o desempenho individual de cada um. Quais os cuidados com os veículos, leis de trânsito e dicas de direção defensiva são pautas também são essenciais para abordar durante o treinamento aos motoristas.


Ao realizar um monitoramento interno da frota, é possível verificar problemas para construir um planejamento que possibilite o acompanhamento de gastos e o desempenho dos veículos, assim, aumentando a eficiência da frota com uma melhor qualidade de suas entregas.