Notícias

Saiba como escolher o melhor óleo para o motor do carro

Saiba como escolher o melhor óleo para o motor do carro

Ao comprar um carro, além de curtir a novidade e já pensar nos lugares por onde poderá circular, é importante dar uma olhada no manual do veículo.

Incluso com o manual em mãos, você poderá acessar algumas informações que poderão contribuir para o desempenho e conservação do seu veículo. Um exemplo é a indicação de cada montadora sobre o tipo de óleo que deve ser usado.

Algumas pessoas podem ignorar essa recomendação, mas é de extrema importância seguir as orientações. A lubrificação é um dos cuidados mais importantes para que se mantenha bom funcionamento do veículo. Entretanto, há uma diversidade de lubrificantes no mercado.

Que tal você saber como são obtidos e quais são as funções dos óleos básicos?

Para não ter nenhum problema na hora de comprar um carro ou quando precisar fazer a troca de óleo, confira a seguir algumas dicas da Khronos, e fique tranquilo(a) na escolha do melhor óleo para o seu veículo.

Óleo mineral
Esse óleo é obtido a partir da separação de componentes do petróleo, no qual resulta na mistura de vários compostos. O óleo mineral possui o diferencial de ter uma facilidade de adaptação em relação a motores convencionais de qualquer tipo de cilindrada. Além disso, possuem uma viscosidade particular provenientes do petróleo cru que são muito beneficiados através do processo de refinação. É através desse fator (petróleo cru) que esse tipo de óleo adquire uma boa qualidade.

Óleo sintético
Esse tipo de óleo é oriundo de uma reação química, o que exige uma atenção redobrada na hora de sua fabricação. O óleo sintético possui um ótimo custo-benefício, principalmente por apresentar um desempenho estável mesmo com grande variação de temperatura. Esse óleo é o mais caro que o óleo mineral, por exemplo, porém é mais fino e não precisa de aditivos.

Óleo semissintético
Esse óleo é originado da junção de componentes de bases minerais e sintéticas, tendo assim a reunião das melhores propriedades de cada um desses tipos de óleos e também trazer benefícios, tais como evitar a carbonização (borra). Em relação ao custo poderá variar, sendo que as matérias sintéticas utilizadas durante essa mistura possuem um valor mais elevado ao ser comparado com as matérias minerais.

Mas, quais são os cuidados básicos para escolher corretamente o óleo para o motor?

Além de consultar as indicações do manual do veículo, é importante que você também mantenha cuidado com a verificação de nível do lubrificante a cada 15/30 dias, trocar o filtro de óleo sempre que trocar o óleo, trocar o óleo a cada seis meses e completar entre os dois traços o nível do óleo.

Portanto, na hora que você realizar uma troca de óleo, veja primeiro qual indicação no manual do seu veículo, e ao optar pela mesma marca de óleo (a ser completada), garante a qualidade do desempenho do veículo.

Siga todas as indicações para não resultar falhas mecânicas fatais.

Cuide do seu carro, da sua família e de você na estrada!