Notícias

Qual escolher: frota própria ou terceirizada?

Qual escolher: frota própria ou terceirizada?

Você que é gestor de uma empresa que lida diretamente com a diversidade de mercadorias físicas, já deve ter se deparado com algumas inquietações relacionadas aos aspectos de logística, o controle de estoque, o armazenamento e o transporte das mercadorias, dentre outras.

Com foco no transporte, o que você tem pensado sobre a situação da frota - "devo terceirizar ou não esse serviço?".

Essa dúvida é frequente e pertinente, afinal, você deve analisar as vantagens e as desvantagens relacionadas a cada um desses serviços.

E se nós pudermos contribuir com a minimização desse 'impasse'?!

Apresentamos aqui como é a gestão de uma frota terceirizada, para que assim você possa escolher o melhor para a sua realidade.

Frota própria
A gestão de frota própria possibilita um maior controle de todos os processos da operação, garante a agilidade e independência do processo de decisão. Além disso, os aspectos operacionais (manutenção, rota, planejamento, execução e etc) ficam por parte inteiramente da empresa. Com isso o alinhamento entre o seu negócio e o funcionamento da frota é garantido, possibilitando uma ampla margem de planejamento para conseguir oferecer um serviço de qualidade e pontualidade.

A frota própria proporciona as seguintes vantagens:

• Veículos próprios da empresa;
• Motoristas contratados pela empresa;
• Maior agilidade em tomada de decisões;
• Contato mais próximo do cliente;
• Realização do controle completo da frota.

Mas e as desvantagens?

Um dos principais pontos é o grande custo associado a: manutenções, salários, seguro, licenças e treinamento de motoristas. Também está presente o empenho no processo de acompanhamento e supervisão da frota, o que gera custos.

Ou seja, antes de começar a buscar meios para garantir uma frota própria, é importante ver se a empresa possui um caixa suficiente para identificar se é o momento propício para ter uma frota à disposição.

Frota terceirizada
A gestão por parte de frota terceirizada pode ser feita através da terceirização apenas dos veículos ou a terceirização dos veículos e motoristas. Mesmo com esse modelo de serviço, é possível obter o controle direto das escalas realizadas, como também dos custos de transporte.

A frota terceirizada proporciona as seguintes vantagens:

• Investimento inicial mais barato;
• Garante boa eficiência, mas garante menos agilidade;
• Possui baixo custo de manutenção;
• Custos de operações previsíveis.

Na contratação de uma frota terceirizada, você saberá quais custos de operação eventualmente terá que pagar, caso ocorra algum problema, pois estarão especificados nas cláusulas do contrato. Com isso, dificilmente o gestor será pego de surpresa em relação ao seu orçamento previsto para esse serviço.

Se ocorreu uma batida com o veículo, isso não irá comprometer totalmente o andamento dos negócios, porque outro carro estará disponível para uso.

Por aqui também encontramos algumas desvantagens. Acompanhe. Tomadas de decisões menores por parte do gestor, maior cuidado com a terceirização de motoristas e possíveis aumentos de atrasos em entregas.


Através das vantagens e desvantagens de cada modelo, é capaz de entender quais as consequências de cada decisão. Se, por exemplo, você deseja ter uma frota, mas não pretende desembolsar muito e ter menos custos, a frota terceirizada é a opção ideal. Porém, se a sua necessidade compreende uma grande demanda, onde precisa ter um vasto controle com mais autonomia e processo de tomada de decisões mais ágil e fácil, a melhor alternativa é manter uma própria frota em seu negócio.

Analise e avalie qual a melhor opção para a sua gestão.

O grupo Khronos em alerta com você!