Notícias

Saiba o que fazer em situações de emergência na estrada

Saiba o que fazer em situações de emergência na estrada

Em época de férias, como agora no mês de julho, ou final de ano, que é época de viajar e curtir diversos lugares diferentes, as estradas costumam ficar com um fluxo alto de tráfego e, por esse motivo, podem aparecer eventualmente algumas situações de emergência. E se você costuma viajar no comando de um veículo, é necessário tomar alguns cuidados. Além de programar o roteiro de viagem, é fundamental levar o carro, por exemplo, para uma revisão, e também ficar atento(a) a outros aspectos. Para saber lidar com o surgimento de diferentes circunstâncias, é importante conhecer alguns detalhes.

A Khronos separou uma lista de itens que poderão contribuir para o planejamento das suas férias e também para a precaução de eventuais contratempos. Confira!

Problemas com o carro
Defeitos mecânicos, pneus furados, falta de combustível e acidentes de terceiros, representam as maiores interferências na direção contínua dos(as) motoristas na estrada.

Se identificar qualquer problema com o veículo e ainda conseguir dirigir, de imediato vá para o acostamento, acione o pisca-alerta e procure algum meio de ajuda. Se você estiver perto de um posto de abastecimento, melhor ainda. Mas, caso o carro pare de repente no meio da pista e não consiga chegar no acostamento, rapidamente sinalize a parada, acione o pisca-alerta e empurre o carro para fora da faixa de rolamento, se for possível. Seja qual for o problema que você tenha de lidar, é essencial priorizar a segurança.

Acidente na estrada envolvendo terceiros
Caso tenha acontecido um acidente na estrada no decorrer da sua viagem, uma atitude recomendável para se fazer, mesmo que o seu veículo não tenha se envolvido no acidente, é acionar a polícia (190) e, se houver vítimas, chame a ambulância do corpo de bombeiros (193).

Também use o triângulo a cerca de 90m atrás do acidente para alertar os(as) demais motoristas, pois assim saberão que é necessário dirigir com atenção e que alguma situação de emergência/acidente surgiu na estrada.

E quando o freio falha
Nada mais agoniante do que estar dirigindo tranquilamente e passar por uma das situações mais graves que um motorista pode sofrer: a falha do freio do carro. Nesse caso, a primeira coisa a se fazer é puxar o freio de mão imediatamente e bombear o pedal do freio para que, assim, toda a pressão possa ser restabelecida. Além disso, não desligue o motor, apenas vá reduzindo, aos poucos, a marcha para a mais lenta até estabilizar uma velocidade adequada para controlar o carro.

Mas, se você não conseguir reduzir a velocidade a tempo para evitar uma possível colisão, de prontidão jogue o veículo para uma rampa ou meio fio, após confirmar que está em um ambiente seguro.

Pedidos de carona
Por motivos de segurança, sempre é indicado evitar oferecer carona para estranhos(as). Caso você negue carona a alguém desconhecido(a) e essa pessoa tente algo contra você, fique atento(a) a alguns pontos:

• Se a pessoa estiver armada, não faça nada além do que ela estiver pedindo. Afinal, ela está armada e a sua vida está em risco, de qualquer modo.
• Se a pessoa não estiver armada, vá para um fluxo maior de veículos e chame a atenção buzinando ou avise uma unidade de emergência.

Números de emergência
Bombeiro, polícia e Samu, todos esses contatos são essenciais para uma eventual emergência. Porém, para cada caso há uma unidade responsável. Saiba mais:

190 - POLÍCIA MILITAR: onde podem ser informadas situações de furto, roubo, violência doméstica, acidentes, invasão de domicílio e entre outros.

191 - POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL: é possível alertar sobre ocorrências nas rodovias federais, por exemplo, acidentes, crimes e irregularidades.

192 - SAMU: é a partir do Samu que a ambulância para o atendimento de um(a) cidadão(ã) acontecerá. Para situações de emergência como problemas cardiorrespiratórios, queimaduras graves, afogamentos e entre outros, este setor é responsável.

193 - BOMBEIROS: são eles também responsáveis por salvar vidas. Em casos de incêndio, vazamento de gases ou produtos químicos e até em acidentes, contacte-os.

Por fim, para uma maior segurança sua e de toda a sua família durante uma viagem, siga essas dicas para saber lidar com quaisquer tipos de emergência e sempre deixe anotado no celular ou em uma caderneta os números referenciados acima. Qualquer modo de prevenção na estrada é uma vida salva!


- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.