Notícias

Monitriip: considerações estaduais que você precisa saber

Monitriip: considerações estaduais que você precisa saber

Em agosto de 2016, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fundamentou o Monitoramento de Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros (MONITRIIP), com o lançamento do Portal Monitriip. Como principais objetivos do Monitriip temos: o monitoramento de todas as viagens realizadas; supervisionar a rota selecionada; o tempo estimado de deslocamento; a velocidade média mantida; o registro de dados dos(as) passageiros(as), bem como dos(as) motoristas e etc. O site é especificamente para empresas que fornecem monitoramento de frota e companhias.

O equipamento da ANTT é basicamente instalado em todos os ônibus, de forma homologada, em que a transmissão de dados é feita via 3G. Isso faz com que a empresa fiscalizatória possa acompanhar da melhor forma a execução e a qualidade dos seus serviços.

Recentemente, em Santa Catarina, a deputada Luciane Carminatti esteve a cargo de aperfeiçoar e discutir sobre o Projeto de Lei nº 396/2016, onde o mesmo, visa instituir uma taxa de Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros (TFT), para realizar uma cobrança por quantidade de veículos cadastrados no órgão regulamentar Estadual - o Departamento de Transportes e Terminais (DETER), no qual atribui uma aplicação de valor fixo.

O Projeto de Lei institui que a quantidade de veículos cadastrados na frota é contabilizada quando o registro é realizado junto ao DETER ou quando há pedido de inclusão de veículos.

Além disso, o Projeto afirma que a exigência de controle de frota é um caso complexo, no qual desde 2014 a ANTT vem com o objetivo de implementar essa exigência e somente em 2016 conseguiu tal feito.

Mas, como o Projeto de Lei nº 396/2016 está relacionado ao Monitriip e a ANTT?

Com o distanciamento do foco nacional, e uma atenção ao âmbito estadual, além de todas as implicações legais e financeiras, o Projeto tenciona pelo bem-estar dos(as) passageiros(as), desse modo garantir segurança nas rotas e manter o cumprimento dos horários pré-estabelecidos.

Além disso, o acompanhamento por parte dos(as) gestores(as) de frota tenderá a ocorrer de modo mais efetivo, seja em relação a rotina de todos(as) os(as) seus(suas) colaboradores(as), como também no monitoramento de possíveis desvios de rota. Quanto ao retorno da qualidade de atendimento ao(a) cliente direto e indireto(a), tende a ser potencializada, contribuindo assim para a obtenção de resultados, inicialmente, satisfatórios.

Aqui no Blog da Khronos já tratamos sobre o Monitriip, caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre esse serviço, clique aqui.

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.