Notícias

7 dicas para economizar combustível

7 dicas para economizar combustível

Quem já não escutou um(a) vizinho(a) ou um(a) colega de trabalho comentar que o nosso país está passando por uma crise econômica? Provavelmente você também falou algo nessa linha. É, realmente estamos acompanhando uma fase de instabilidade em várias áreas, mas alguns serviços e atividades precisamos manter. Dentre esses está o consumo de combustível para seu veículo.

Com a previsão do governo em aumentar a tributação sobre o combustível, para você que usa o veículo diariamente, talvez 'aperte' um pouco o bolso. E agora?! Bom, existem maneiras para que você economize adequadamente o combustível do seu veículo atribuindo alguns cuidados diários no seu dia a dia.

Ficou interessado(a) para saber como economizar combustível e dinheiro? Confira abaixo as 7 dicas que a Khronos separou para você!

VÁ COM CALMA COM O PÉ NO ACELERADOR
Durante o período da autoescola somos orientados(as) a utilizar o acelerador de forma progressiva, ou seja, suavemente. Para economizar o líquido que é necessário para o funcionamento do motor, é indicado que você evite aceleradas bruscas e desnecessárias, pois elas afetam diretamente na média de consumo.

NÃO DEIXE O CARRO EM PONTO MORTO
Deixar o carro no ponto morto ou na famosa “banguela” não é uma atitude muito viável para a economia de consumo do seu carro, por exemplo. Na verdade é uma medida perigosa e não gera economia para o seu bolso. Por isso, evite deixar o veículo no ponto morto em declives acentuados. Além disso, caso você esteja em um engarrafamento, prefira desligar o motor, pois assim você vai economizar mais combustível do que com o motor ligado.

ATENTE-SE PARA A TROCA DE MARCHA
A troca da marcha também pode interferir no excesso de gastos. Ao usar o câmbio, opte por não “esticar” a marcha, pois ao andar com uma marcha alta em uma baixa velocidade faz com que aumente o consumo. Se o modelo do seu veículo vem com um indicador de troca de marcha, fique atento a ele e saiba o melhor momento para realizar a troca de maneira mais econômica.

OS PNEUS ESTÃO BEM CALIBRADOS?
Se a resposta é sim, que bom! Mas se a resposta é não, saiba que está aí mais um motivo para você prestar atenção e tomar medidas para economizar. Os pneus influenciam diretamente no consumo do veículo. Se eles estão murchos, consequentemente vão exigir mais força e combustível do motor, por isso é importante manter os pneus calibrados, no máximo, a cada 15 dias.

DESLIGUE O AR-CONDICIONADO
Você sabia que o ar-condicionado pode representar até 10% a mais no gasto de combustível? Porém, além de utilizá-lo com moderação, é indicado que ao trafegar acima de 80km/h ligue a climatização e prefira andar com as janelas fechadas, pois isso auxilia na aerodinâmica, fazendo com que tenha um baixo consumo.

DE OLHO NO PORTA-MALAS
Ao fazer uma viagem, leve o essencial e não exagere na quantidade de itens que você não acha tão necessário. O peso no porta-malas do seu carro também tem um papel importante no alto consumo de combustível. Livre-se do que acha não ser tão útil durante esses dias de diversão e deixe seu carro mais leve para viajar.

NÃO ESQUEÇA DA REVISÃO
As revisões são primordiais para deixar o veículo mais seguro, nos quais permitem conferir falhas que talvez você possa não ter conhecimento e que tornam o seu veículo com mais gastos. Por isso, fique atento(a) e faça manutenções preventivas.


Se você deseja que o seu veículo tenha um consumo reduzido de combustível, basta aplicar essas dicas em seu dia a dia e ficar alerta em relação ao uso do acelerador, marcha, pneus e dentre outros. Seu bolso irá agradecer e seu carro se tornará mais econômico!

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.