Notícias

Medo de dirigir? Dicas para superar esse mal da estrada

Medo de dirigir? Dicas para superar esse mal da estrada

"Agora sim poderei circular por vários lugares, e sem me preocupar com o horário da volta". Provavelmente, assim como nós, você, em algum momento, também pensou assim ao saber que já poderia fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou por ter chego a maioridade, ou por ter conseguido o dinheiro para adquirir um veículo. Mas, às vezes, até para as pessoas corajosas, e com o "espírito aventureiro" pulsando, a atitude de assumir a direção do veículo pode causar um certo receio.

Para tirar a habilitação, a pessoa passa por aulas teóricas, práticas e provas, no qual se dispõe de meses para aprender dirigir corretamente e conhecer as regras de trânsito. Entretanto, após já estar com a CNH em mãos, o(a) condutor(a) novato(a) pode não se sentir capacitado(a) para fazer viagens mais longas ou até mesmo sair sozinho(a). E é a partir disso que surge o maior vilão dos(as) motoristas iniciantes: o medo de dirigir.

Confira as dicas que a Khronos separou para você, ou mesmo aquele(a) amigo(a) iniciante na direção, que está com vontade de encarar as diversas rodovias, mas mesmo com a CNH em mãos, ainda está desconfortável. Ah, e claro, para você que atua como gestor(a) de frota, as dicas também servem, afinal, mesmo com anos de prática, a precaução é sempre bem-vinda.

MANTENHA DISTÂNCIA DO CARRO À SUA FRENTE
Geralmente, a pessoa que é iniciante na direção, apresenta uma certa limitação em captar as ações que o(a) motorista da frente irá tomar. Para um(a) condutor(a) que já possui mais experiência de estrada, essa percepção é ampliada, como exemplo do momento em que um carro irá parar e você se preparar para frenar gradativamente. Já para quem inicia na estrada, normalmente levará mais tempo para obter esse tipo de resposta.

É importante sempre manter uma boa distância do veículo à frente e nunca andar “colado”, principalmente quando a pista é mal pavimentada, molhada ou esburacada. Por isso, fique em alerta e procure sempre manter uma distância considerável entre você e o carro à sua frente.

ANTES DE SAIR, ESTUDE O TRAJETO
Para pegar a estrada e viajar com mais segurança, a dica é estudar o trajeto que irá realizar. Busque informações com alguém que já passou por essa rota, procure informações no Google Maps - que pode ser usado como um GPS - e Waze - que possui diversas informações de trânsito compartilhadas através de uma comunidade, por exemplo, e siga mais confiante! Já para os trajetos do cotidiano, que tal dar uma olhada atenta enquanto faz aquela caminhada de fim de semana? Essa prática pode contribuir para evitar o acesso a via na contramão.

NÃO DIRIJA COM SONO
Nós sempre alertamos aqui no blog da Khronos para que você evite dirigir quando está com sono. Viajar, por exemplo, pode fazer com que o(a) motorista perca o sono na noite anterior devido a ansiedade. Mas, procure relaxar bem antes de “cair na estrada”. Isso ajudará para que fique mais alerta ao decorrer do trajeto e você se sinta mais seguro(a).

ATENÇÃO AOS SINAIS DOS(AS) MOTORISTAS
Preste atenção em alguns sinais que os(as) motoristas podem fazer no decorrer do trajeto. Se o pisca-alerta está ligado, isso pode significar que o carro sofreu algum tipo de problema ou que teve que frear bruscamente devido algum acontecimento que ocorreu logo a frente, assim alertando ao(a) condutor(a) que vem logo atrás para que diminua a velocidade rapidamente. Outro caso é se acontece de identificar um veículo com o farol piscando atrás do seu carro (o popular “jogando a luz alta”), isso significa que o(a) motorista que está vindo atrás de você deseja realizar uma ultrapassagem e está “pedindo” para que dê a passagem a ele(a). Nesses casos o importante é reduzir a velocidade.


Seguindo essas dicas, gradativamente, você conseguirá superar alguns medos da estrada. E caso esse ou mais receios permaneçam, opte por chamar um(a) amigo(a) ou familiar mais experiente, e que possa te auxiliar com boas dicas durante o trajeto. Você também pode contar com o suporte de profissionais.

Siga o caminho com segurança e atenção!

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.