Notícias

Como realizar uma boa gestão de frotas

Como realizar uma boa gestão de frotas

A gestão de frotas tem o objetivo de organizar e realizar a manutenção de frotas da sua empresa, ou seja, atribui alguns aspectos importantes para melhorar a frota e diminuir os seus gastos. Basicamente é um meio para que toda a frota tenha serviços técnicos, atividades e ferramentas para controlar um grupo de veículos próprios ou de terceiros.

Através de um bom gerenciamento de frotas é possível diminuir riscos e evitar diversos gastos desnecessários na manutenção dos veículos. Além disso, há a vantagem de aumentar a produtividade e a eficiência de todas as operações de logísticas.

Confira a seguir 4 pontos importantes ao realizar a gestão de frotas:

1 - RASTREAMENTO E MONITORAMENTO
Um dos maiores problemas enfrentados por empresas de logísticas é o atraso ou o desvio de mercadorias. Isso se dá quando o colaborador não consegue seguir uma boa rota e, durante o trajeto, obstáculos comprometem a entrega. Para evitar isso, é possível usar a tecnologia a seu favor, como os rastreadores veiculares e o monitoramento de cargas. Utilizando estes recursos, há como monitorar cada passo do seu colaborador e analisar a rota estabelecida, assim melhorando a qualidade do serviço ofertado.

2 - GERENCIAMENTO DE GASTOS DE MANUTENÇÃO
Realizar a manutenção é importantíssimo para ter um bom desempenho dos carros. A dica é buscar o controle e uma previsão de gastos caso seja necessário fazer consertos dos veículos. É bacana ter consigo o histórico do veículo, principalmente com as informações de quantos quilômetros foram rodados, números de consertos, entre outros. Lembre-se: se toda a sua frota está em boa condição, a produtividade será melhor e cumprirá prazos.

imagem_frotas.jpg

3 - CONTROLE OS CUSTOS DE CADA VIAGEM
Cada veículo realiza uma rota diferente e tem uma entrega de mercadoria diferenciada. Portanto, cada viagem realizada possui custos diferentes. Um ponto importante e que deve ter atenção é na hora de controlar os custos por viagem. Ver a quilometragem, consertos e desgastes de veículos, tanto quanto a alimentação e hospedagem do motorista são fatores importantes para que tudo ocorra certo e sem muitos gastos.

4 - PLANEJE-SE SEMPRE NA OTIMIZAÇÃO
Planejar uma otimização para a sua gestão de frota é uma ótima dica, pois consegue controlar, prever e reduzir os custos de manutenção que estão por vir. Evite eventuais acidentes e também dores de cabeça com preocupações.

Para mais informações sobre rastreamento para a gestão de sua frota, basta entrar em contato com a Khronos que daremos todo o suporte possível para as suas dúvidas.