Notícias

Saiba quais são os riscos do pneu careca para o seu veículo

Saiba quais são os riscos do pneu careca para o seu veículo

Dirigir com segurança é o reflexo de sua conduta na estrada, mas também do ‘estado’ do seu veículo. Fazer uma manutenção preventiva e estar com o carro/caminhão revisado e adequado para a estrada é de extrema importância. Porém, alguns(algumas) motoristas e também gestores(as) de frotas pecam no quesito check-up dos pneus.

Os carros com pneus carecas são responsáveis por cerca de 20% dos acidentes nas estradas, segundo pesquisas. Entretanto, isso é algo preocupante de pensar, principalmente em época de final de ano e férias, com diversas pessoas viajando de carro para outras cidades e um alto fluxo de movimento nas rodovias.

Ficar alerta quanto ao estado dos pneus dos veículos, que circulam em diversos locais e rodovias todos os dias, representam a atenção dos(as) gestores(as) de frotas sobre os aspectos de segurança e economia da frota.

Pensando nisso, nós da Khronos resolvemos apresentar alguns dos riscos que os pneus carecas podem causar tanto para o seu veículo e, consequentemente, para você. Confira!

DIFICULDADES DE TRAVAGEM E DESLOCAMENTO
Os pneus carecas são lisos e não possuem os sulcos ou gomos para o escoamento de água em dias chuvosos, por exemplo, com isso tendem a reduzir a capacidade de travagem e também do deslocamento em curva, seja em dias de chuva ou de sol. Com isso, traz mais insegurança ao carro e ao motorista para trafegar nas estradas.

MAIORES CHANCES DE AQUAPLANAGEM
A aquaplanagem é quando o veículo perde o contato com o solo pela existência de uma camada de água embaixo do pneu. Isso gera a perda de controle do veículo e pode ocasionar acidentes. E com o pneu careca, por exemplo, a aquaplanagem pode acontecer com mais facilidade e ser ainda mais perigoso se o veículo está acima de 70km/h.

ATOLAMENTOS
Os sulcos nos pneus ajudam a dar mais tração na pista e mais estabilidade ao veículo. Já a falta desses sulcos em estradas de terra, pode resultar em alguns atolamentos, porque os sedimentos da pistas oferecem um atrito muito inferior comparado com estradas asfaltadas.


Por isso é importante sempre ficar de olho nos sulcos dos pneus, que são basicamente as fendas ao longo das bandas de rolagem. Se os sulcos não estiverem mais visíveis e possíveis de identificá-los, quer dizer que o pneu já está desgastado e é hora de trocá-lo.

Esteja sempre atento(a) aos pneus do seu veículo (particular e/ou da frota). Eles são dispositivos essenciais para manter segurança nas estradas!

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.