Notícias

5 cuidados com o ar-condicionado do seu carro

5 cuidados com o ar-condicionado do seu carro

"Moro num país tropical"! Assim como nós, você já deve ter escutado essa canção. Ela lembra que o Brasil é um país que conta com a constância da variação climática, o ano inteiro. Estando frio ou calor, o ar-condicionado tornou-se um item essencial no carro. Com ele é possível climatizar o interior do veículo, deixando o ambiente mais confortável para todos(as), tanto o(a) motorista, como os(as) passageiros(as).

Entretanto, para manter o ar-condicionado funcionando perfeitamente e distribuindo um ar agradável a todos(as), é preciso tomar alguns cuidados e realizar certas manutenções.

Vamos conferir quais são esses cuidados?

LIGUE O AR-CONDICIONADO FREQUENTEMENTE
Assim como o carro que, para manter em dia e em bom funcionamento, é necessário mantê-lo sempre ativo e nunca parado, o ar-condicionado dentro do seu veículo também necessita estar circulando regularmente. Isso porque, para funcionar o aparelho, é interessante que as válvulas estejam sempre conservadas. É recomendado que o motorista ligue o ar-condicionado pelo menos 10 minutos por semana, mesmo em dias frios.

FAÇA A HIGIENIZAÇÃO DO APARELHO
Para que o ar-condicionado esteja sempre com uma boa ventilação dentro do ambiente do veículo, é recomendado que ocorra a higienização do aparelho todos os anos. Através deste cuidado, evita-se o mau cheiro ocasionado pela falta de limpeza. A higienização é simples e pode ser feita com spray, aplicado nos filtros e saídas de ventilação.

TROQUE O FILTRO DE AR
O filtro possui um papel muito importante dentro do sistema de ar-condicionado veicular: é responsável por impedir a entrada de resíduos e odores dentro do sistema e fazer com que eles fiquem do lado de fora para não comprometer o bom funcionamento do aparelho. Por isso, vale ressaltar a importância da higienização e também a troca dos filtros. Uma alta carga de sujeira no filtro pode acarretar em eventuais problemas respiratórios para os ocupantes do veículo.

NÃO DÊ PARTIDA COM O AR-CONDICIONADO LIGADO
Para o ar-condicionado funcionar é necessário que a bateria também esteja funcionando. Para que a bateria do seu carro tenha uma boa vida útil, recomendamos que, ao dar partida, o ar-condicionado esteja desligado. Caso a partida seja dada com o ar-condicionado ligado, a bateria é prejudicada, pois o veículo acaba necessitando de mais carga elétrica para conseguir funcionar.

SAIBA O MOMENTO CERTO DE LIGAR O AR-CONDICIONADO
Você sabia que ligar o ar-condicionado com motor em rotação acima de 3.000 rpm pode prejudicar o compressor? Uma dica é, ao estar com o carro em movimento, pisar na embreagem para reduzir a rotação e, após isso, ligar o ar. Entretanto, o certo a se fazer é ligá-lo somente depois de acionar o motor, ao dar partida no veículo.


Independente do carro que você esteja dirigindo, é válido manter esses cuidados para o bom funcionamento do ar-condicionado e também garantir um belo conforto para todos os ocupantes do veículo, principalmente agora em dias quentes no verão.

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.