Notícias

Os cuidados para aumentar a vida útil do caminhão

Os cuidados para aumentar a vida útil do caminhão

Longas horas de estradas, excesso de carga, vários litros de combustível, revisão de peças… tudo isso é a consequência de quem trabalha diretamente a bordo de um caminhão. Manter uma demanda alta de cuidados e investimentos, por exemplo, é de extrema importância, o que também poderá reforçar o desejo dos(as) caminhoneiros(as) de aumentar a vida útil do caminhão.

Mas, você sabe como minimizar a depreciação e manter o caminhão sempre “novo”, desde a durabilidade até a longevidade de pneus, amortecedores, correias, freios, etc? Hoje, nós da Khronos, iremos falar um pouco mais sobre isso. Continue lendo para saber mais!

PARA COMEÇAR, VOCÊ SABE O QUE É DEPRECIAÇÃO?
Se você procurar o significado da palavra em dicionários como o Aurélio ou até mesmo em dicionários on-line, irá descobrir que depreciação significa desvalorização. Basicamente, funciona assim: a partir do momento que você realiza a compra de um veículo e retira ele da concessionária, automaticamente começará a sofrer com uma depreciação.

Sim! Ao comprar um caminhão, isso significa que ele acabou de ser fabricado, e está com todas as peças novas. Ao começar a rodar com o veículo, naturalmente ele começará a desgastar, ou seja, ao comparar um caminhão com 30 mil quilômetros rodados a outro zero quilômetros, com certeza o primeiro caminhão já apresenta sinais de depreciação.

É IMPORTANTE FAZER MANUTENÇÕES FREQUENTES
Já falamos algumas vezes aqui no blog de como a manutenção preventiva é importante para manter o seu veículo sempre em dia e evitar dores de cabeça. No caso, para prolongar a vida útil do seu caminhão, a manutenção preventiva auxilia no melhoramento da calibragem e alinhamento dos pneus, suspensão, sinalização, fluido de freios, limpadores para-brisa, troca de óleo e entre outros. Por isso, fique sempre ligado(a) para fazer manutenções frequentes em seu caminhão.

DE OLHO NO EXCESSO DE CARGA
Para o transporte de uma carga é fundamental prestar atenção no tamanho do baú que ele transporta. Fique sempre atento(a) a quantidade de carga que esse veículo consegue carregar, pois esse é um fator essencial para aumentar a vida útil do caminhão. Saiba que um excesso de carga pode prejudicar a suspensão e carroceria do veículo!

CASO ESTEJA EM DÚVIDA DE ABASTECER EM UM POSTO, EVITE!
Às vezes alguns centavos a menos no valor da gasolina podem encher os olhos de alegria, porém é necessário muita atenção! Muitos postos de combustível podem adulterar o diesel que é utilizado em seu caminhão. A forma mais comum de adulteração do diesel é através da adição de óleos vegetais, pois são mais baratos e é possível aumentar consideravelmente o volume do combustível.

Mas como se precaver? É interessante avaliar o aspecto do posto antes de abastecer, veja se as bombas estão muito velhas e se está mal conservado. Isso pode ser um indício de má qualidade, tanto da estrutura quanto do combustível ali oferecido.


Seguindo esses cuidados, será fácil aumentar a vida útil do seu caminhão, mantendo-o em um estado ótimo de conservação para continuar com suas prestações de serviço de qualidade.


- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.