Notícias

Como evitar danos no transporte de cargas?

Como evitar danos no transporte de cargas?

Os(As) gestores(as) de logística sabem que geralmente o transporte de cargas está associado a alguns tipos de riscos, o que pode resultar em eventuais acidentes, ou mesmo

em fragilidades operacionais. Com isso, a probabilidade de que itens sejam repostos, que haja uma reentrega, trocas efetivadas, novas embalagens disponibilizadas, é ampliada. Mas que tal adotar algumas medidas que podem contribuir para a redução de danos no transporte de cargas? Vamos conferir?!

TREINE A EQUIPE DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
Treinar os(as) colaboradores(as) do transporte e logística é fundamental para que os carregamentos e entregas sejam bem feitos. Por isso, conscientize desde os(as) carregadores(as) até os(as) motoristas envolvidos(as) durante todo esse processo e oriente com formas corretas de manuseamento, acomodação e embalagens dos itens.

EMBALE ADEQUADAMENTE A MERCADORIA
Evite querer gastar menos com as embalagens dos produtos. Invista na melhor opção para protegê-las e, assim, consiga evitar quaisquer tipos de avarias na embalagem durante o manuseio e transporte. Entretanto, é válido ressaltar que as embalagens devem ser adequadas ao tipo de produto e apresentar um sistema de abertura simples, para que o(a) cliente evite de rasgar ou quebrar a mercadoria. Ah, também lembre de buscar soluções sustentáveis.

INVISTA EM MAIS PROTEÇÃO
Caso o transporte da sua carga seja de produtos frágeis, é essencial investir em uma proteção a mais, além das tradicionais embalagens de papelão. Para isso, é recomendado optar pelo plástico-bolha, isopor e até sacos de ar.

PREENCHA OS ESPAÇOS VAZIOS
Os espaços vazios dentro da embalagem fazem com que as cargas se movimentem durante o transporte e aumente o risco de danificações. Para que isso seja evitado com eficiência, opte por preencher esses espaços com bolinhas de isopor e sacos de ar e, assim, garantir que a mercadoria fique bem protegida durante o transporte.

PREPARE A CARGA PARA VARIAÇÕES DE TEMPERATURA
A umidade e as variações de temperatura podem prejudicar as cargas durante o transporte. Existe um fenômeno conhecido como “suor de carga”, que acontece devido as mudanças climáticas, no qual é um vapor d’água que acaba se acumulando sobre as mercadorias. Isso geralmente acontece quando um caminhão sai da região Nordeste em direção a região Sul do país, e sofre variações de temperatura, por exemplo. Para evitar esse problema, cubra a carga com materiais resistentes a água e também utilize de dissecantes para amenizar a umidade.


Como podemos ver, o transporte de cargas necessita de muitos cuidados. É essencial que os(as) profissionais envolvidos(as) durante esse processo sejam bem dedicados(as) e proativos(as) para que tudo ocorra certo e como esperado. Mas, seguindo essas dicas garantimos que dará tudo certo! ;)

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.