Notícias

Como motivar seu time de motoristas

Como motivar seu time de motoristas

Você já parou para avaliar o que geralmente as pessoas buscam ao se comprometerem profissionalmente com uma empresa? Claro que podem haver diversos interesses, mas algumas questões são compreendidas como básicas, sendo: um ambiente agradável de trabalho, um salário adequado, bom convívio social, capacitações, dentre outras ações. Como ponto chave de todos esses alertas, está a motivação. E que tal darmos algumas dicas de como potencializar a motivação da equipe de motoristas da empresa?! Afinal, lidar diariamente com os entraves do trânsito pode resultar numa significativa baixa da força de trabalho.

Mas quais as maneiras possíveis para motivar um time de motoristas?

Para que você, gestor(a) de frota, realize ações motivadoras ao(às) seus(suas) motoristas, a Khronos separou algumas dicas interessantes para que os(as) profissionais de estrada fiquem mais motivados(as), gerem mais eficiência e economia à sua empresa.

PRIMEIRAMENTE, PREPARE UM ORÇAMENTO!
Para motivar seus(suas) motoristas, será essencial que a sua empresa tenha um orçamento à parte dedicado a eles(as). Por mais que você procure opções baratas de capacitações e treinamento, irá desembolsar uma certa quantia em dinheiro. Por isso é interessante ter um orçamento anual para disseminar conhecimento ao time de motoristas.

OFEREÇA TREINAMENTOS E CAPACITAÇÕES
Para os(as) motoristas, é de extrema importância, além de saber trafegar bem nas estradas e respeitar as leis de trânsito, que façam cursos, busquem informações em feiras do setor e se atualizem. Hoje em dia, os veículos estão cada vez mais modernos, com níveis de exigência na qualidade de atendimento e segurança, por isso o(a) motorista necessita estar preparado(a) e qualificado(a) para as novidades do mercado. Sendo assim, um(a) profissional da estrada qualificado(a) traz mais economia e eficiência à frota da empresa. Além de tudo, também ficará mais motivado(a)!

CRIE DESAFIOS EM TROCA DE PRÊMIOS
Desafios amigáveis geralmente são bem acolhidos e contribuem para estimular a conquista de resultados favoráveis. Uma outra opção para motivar seus(suas) motoristas é criar desafios em troca de prêmios. Você, gestor(a) de frota, pode criar um ranking com os(as) melhores motoristas que economizaram combustíveis, tiveram um número “x” de manutenções, um número “x” de vendas e entregas, dentro de um período estipulado. E no final, dê um prêmio para os(as) três melhores. Legal, não é mesmo?

PROPORCIONE SEGURANÇA A CADA MOTORISTA
Nada adianta oferecer ótimos treinamentos e capacitações, sem proporcionar segurança para seus(suas) motoristas. É preciso que eles(as) se sintam seguros(as) de sair com o caminhão rumo a um destino. Por isso, é interessante sempre realizar uma manutenção preventiva em seus veículos, para evitar qualquer tipo de problema que possa surgir no meio do caminho.

Além disso, outra alternativa indispensável para garantir segurança e integridade de sua frota é a contratação de um serviço de monitoramento e rastreamento veicular. Isso gera mais segurança e influencia positivamente no dia a dia dos(as) motoristas.


Com essas dicas, ficará mais fácil você motivar seu time de motoristas, basta apenas otimizar o trabalho de todos(as) e investir neles(as). Esses pequenos detalhes podem fazer uma bela diferença no resultado de sua gestão de frota.

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.