Notícias

Entenda a importância da Vistoria Veicular

Entenda a importância da Vistoria Veicular

Ao comprar um carro usado, diversas pessoas realizam pesquisas e levam alguns pontos em consideração, tais como: economia, manutenção, acessórios, comandos, estofamento, pintura e entre outras características que são importantes na hora da aquisição. Após essa etapa, é fundamental solicitar a vistoria veicular no momento de transferir a documentação. Mas, você já sabe como funciona esse processo?

Para facilitar melhor o seu entendimento, nós da Khronos separamos alguns pontos essenciais para você saber mais sobre vistoria veicular e não passar por nenhum problema durante a negociação do automóvel. Confira a seguir!

O QUE É VISTORIA VEICULAR?
A vistoria veicular tem como objetivo assegurar as condições do veículo e combater qualquer adulterações como, por exemplo, peças clonadas. É verificado se a documentação está em dia e se todos os equipamentos obrigatórios estão em boas condições de uso.

Para isso, é feito uma análise do histórico do veículo, o número do motor e do chassi, a pintura, se contém a presença de massas plásticas destoantes na carroceria, etc.

OS MOTIVOS PARA FAZER UMA VISTORIA
Geralmente, a vistoria veicular é feita ao vender ou regularizar a documentação do veículo. Além disso, pode ser exigida quando:

- Ocorrer alterações nas características originais do carro;
- Financiamento;
- Mudanças de cidade ou estado da placa;
- Quando for necessária a solicitação da segunda via da CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) ou CRV (Certificado de Registro de Veículos);
- Quando o veículo se envolver em ocorrências de furto ou acidente.

AS VANTAGENS
A vistoria veicular faz com que você não sofra riscos em comprar um automóvel com possíveis problemas. Com todas as informações obtidas no histórico, é capaz de analisar o custo-benefício do veículo e também de assegurar se o seu dinheiro está sendo bem investido.



QUANDO FAZER A VISTORIA VEICULAR?
A vistoria é obrigatória na hora de realizar a transferência ou regularização do veículo, sendo que podem ter as seguintes finalidades:

- Vistoria para transferência de veículos;
- Laudo Veicular;
- Laudo de Vistoria;
- Vistoria em Trânsito.


MAS, QUAL A DIFERENÇA DE VISTORIA VEICULAR E INSPEÇÃO VEICULAR?
Esses dois termos podem causar dúvidas frequentes, principalmente pela similaridade dos nomes. Entretanto, há diferença entre eles, especialmente pela finalidade e pela forma de avaliação.

Para entender melhor, a vistoria veicular realiza uma análise voltada para o visual do veículo. Já a inspeção veicular executa testes mais avançados, como a verificação do motor segundo normas do INMETRO, implantação de GNV (Gás Natural Veicular) e entre outros.


Quando um carro passa por uma vistoria veicular isso significa mais segurança para o trânsito e para você. Por isso, recomendamos que invista nesse processo após adquirir um veículo!

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.