Notícias

5 dicas para uma gestão de frota sustentável

5 dicas para uma gestão de frota sustentável

Uma frota de veículos exige um bom gerenciamento, principalmente para estabelecer economia e eficiência no fluxo de trabalho. Através do aumento de veículos circulando nas cidades e também das más condições da malha rodoviária, fazem com que ocorra manutenções frequentes na frota, elevando alguns custos. Para isso, diversas empresas estão optando por uma gestão de frota sustentável, a fim de gerar mais economia e diminuição de problemas ao meio ambiente.

Ficou interessado(a) sobre o assunto? Continue lendo para saber mais.

Iniciar com ações sustentáveis em uma empresa é a representação de ética e respeito pelo meio ambiente, na qual promove um forte desenvolvimento da organização. Além disso, possibilita mudanças na produtividade e impactos positivos no lucro, isso porque as iniciativas sustentáveis trazem vantagens na redução do impacto ambiental, diminuição de multas, na escassez de água, recursos naturais e energia.

COMO APLICAR AS AÇÕES SUSTENTÁVEIS NA FROTA?
A emissão de gases e o aumento da frota de veículos nas estradas, crescem na mesma proporção. Se você, gestor(a) de frota, deseja iniciar com ações sustentáveis, é necessário realizar uma série de adaptações para a redução de problemas em nosso meio. Confira abaixo quais seriam essas ações:



1) CONSCIENTIZAÇÃO DOS(AS) MOTORISTAS
A mudança de hábito dos(a) motoristas é imprescindível para conquistar boas ações sustentáveis para a empresa. Procure orientar o seu time de motoristas para a redução do consumo de combustíveis e, assim, a emissão de gases. Manter a aceleração constante, realizar a troca de marchas na rotação correta, evitar freadas bruscas e desligar o motor em paradas prolongadas são condutas indispensáveis nesse processo.

2) MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Já falamos diversas vezes sobre a manutenção preventiva aqui no blog da Khronos, mas, neste caso, ela é uma ótima parceria para a gestão de frota. Diante de uma manutenção preventiva, é possível estender a vida útil dos veículos e corrigir problemas e falhas antes mesmo de aparecerem. Isso garante um bom desempenho dos veículos e, consequentemente, uma ótima economia para a empresa.

3) A ESCOLHA DAS ROTAS
Busque fazer um planejamento das melhores rotas para ajudar a economizar combustível e também desgastes dos(as) motoristas. Observe quais são os melhores horários de tráfegos para a sua frota, levando em conta que há lugares onde têm horários determinados para a circulação de veículos pesados, por exemplo. Lembre-se que possíveis engarrafamentos podem gerar consideravelmente o aumento de combustível.

4) SUBSTITUIÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Caso opte em substituir a gasolina por outro combustível, procure por um menos poluente. O mais indicado é o Gás Natural Veicular (GNV), pelo fato que a queima do GNV é muito mais limpa que a gasolina, por exemplo, porque emite menos poluentes. Além disso, esse combustível ajuda na vida útil do veículo e reduz custos com lubrificantes e troca de óleo.

5) FAÇA USO DO RASTREAMENTO
O rastreamento também é um grande parceiro para uma frota sustentável. O serviço permite um monitoramento sobre desvios de rotas, um mau uso do veículo, excessos de velocidade e também possui um controle total da jornada de trabalho dos(as) motoristas. A Khronos além de oferecer um excelente serviço de rastreamento, também dispõe relatórios gerenciais sobre o trajeto percorrido, velocidade, relatório de paradas, horas trabalhadas, etc. Tudo isso para facilitar na sua gestão e priorizar a economia.

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.