Notícias

Como evitar o desgaste precoce da embreagem?

Como evitar o desgaste precoce da embreagem?

A embreagem é o componente responsável em realizar a mudança de marcha em seu carro. Possibilita a saída do veículo e conduz a força do motor para a caixa de câmbio e outros componentes do sistema de transmissão. O disco de embreagem, platô e rolamento são conhecidos como “kit de embreagem”. Eles, geralmente, não costumam ser trocados com frequência, porém, dependendo do modo como o veículo é usado, a vida útil desse conjunto acaba tornando-se comprometida.

Para evitar um desgaste precoce da embreagem e a perda de desempenho do veículo, nós temos algumas dicas interessantes para você aplicar em seu dia a dia na estrada com o intuito de “fugir” desse problema. Confira!

EVITE DESCANSAR O PÉ NO PEDAL DA EMBREAGEM
Muitos(as) motoristas têm o costume de deixar o pé esquerdo na embreagem, mesmo quando não estão realizando a troca de marcha. Isso faz com que ocorra o afastamento do platô do disco e, consequentemente, cause seu lixamento. Então, procure sempre deixar seu pé descansando do lado da embreagem e não em cima dela, para que, assim, não tenha um desgaste acelerado das peças.

DEIXE O CARRO EM PONTO MORTO
Ok, mas não a todo momento! Para evitar desgaste da embreagem, é recomendável que você deixe o carro em ponto morto quando seu veículo estiver parado, como, por exemplo, no semáforo ou em um engarrafamento no trânsito.

Ponto Morto do veículo
CUIDADO NAS REDUÇÕES DE MARCHA
Esse é um ponto que também contribui para o desfalque de desempenho na embreagem. A redução da marcha deve ser feita sempre com cautela e de maneira correta. O ideal é que ela seja feita de modo gradual, ou seja, da quinta para a quarta, da quarta para terceira e assim sucessivamente. Porém, dependendo da velocidade, é possível reduzir da quinta marcha para a segunda, por exemplo. Entretanto, é sempre válido ter um cuidado a mais na redução para que não aconteça nenhum tipo de problema com o kit de embreagem.

USE O FREIO DE MÃO EM ACLIVES
Alguns(Algumas) motoristas seguram o carro em morros/subidas utilizando a embreagem, freio e acelerador. Porém, essa prática ocasiona o rápido desgaste dos discos. Por isso é aconselhável fazer uso do freio de mão em qualquer tipo de aclive para depois impulsionar a sua saída em conjunto do acelerador.


Viu só como é importante utilizar da embreagem de maneira correta? Seguindo essas dicas que acabamos de lhe passar, com certeza seu carro terá um kit de embreagem com uma boa vida útil e terá menos despesas financeiras com esse tipo de problema.

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.