Notícias

7 itens de segurança indispensáveis para o seu veículo

7 itens de segurança indispensáveis para o seu veículo

Ao comprar um carro, muitas pessoas optam em avaliar a beleza do veículo e confortos que ele proporciona. Porém, sabemos que existem outros itens que devem ser levados em consideração e ter muita atenção. No caso, é necessário tomar muitos cuidados com a segurança do motorista e passageiros.

Segundo o CTB (Código Brasileiro de Trânsito), o Brasil já exige alguns equipamentos obrigatórios de segurança, como para-choques, buzina, seta, faróis e etc. Entretanto, recentemente, alguns outros itens foram adicionados nessa lista. Para você ter mais conhecimento sobre isso, selecionamos 7 itens de segurança indispensáveis para ter em seu veículo e transitar com mais tranquilidade e proteção.

FREIOS ABS
O sistema de anti-travamento das rodas, o ABS, é considerado o equipamento de segurança mais importante no veículo. Os freios ABS auxiliam para que o carro consiga parar em uma distância menor e impeça que o automóvel perca controle nas frenagens, possibilitando mudar a trajetória e também desviar de alguns obstáculos.

AIRBAGS
Desde 2014, já são itens obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil. Os airbags são bolsas de ar que inflam rapidamente em colisões, protegendo, assim, a cabeça e o tórax do motorista e passageiros, ou seja, amortecendo o impacto causado pela batida.

ISOFIX
O Isofix é o atual padrão para a fixação de cadeirinha infantil. Esse sistema de segurança de assentos para os pequenos se dá através de ganchos soldados de carroceria, em vez de a cadeirinha ser presa com um cinto de segurança de três pontos. Ele mantém o assento mais firme em eventuais situações de colisões.



TRIÂNGULO DE SINALIZAÇÃO
O triângulo de sinalização é um dispositivo essencial para situações de emergências, principalmente em casos de acidentes nos quais você pode estar envolvido ou até mesmo outras situações, como alertar se o carro está parado devido ao problema de pneu furado, por exemplo. Ele serve para alertar os outros condutores que estão vindo de que na pista possui algum obstáculo impossibilitando o tráfego normal.

CONTROLE ELETRÔNICO DE ESTABILIDADE
O controle eletrônico de estabilidade (ESP) consiste em ser um sistema eletrônico que estabiliza o veículo em caso de perda de aderência dos pneus.

SENSOR EM PONTOS CEGOS
Auxilia o motorista na identificação de veículos ou pedestres em pontos cegos da carroceria, como as colunas laterais, por exemplo, e faz um alerta ao motorista por meio de sinais luminosos ou sonoros.

ENCOSTO DE CABEÇA
O encosto de cabeça é um item fundamental para evitar lesões na coluna cervical em casos de batida traseira. Essa peça ainda não é oferecida em todos os carros vendidos em território nacional, principalmente na posição central. Mas, já existem encostos “ativos” que se deslocam em casos de colisões traseiras, diminuindo os riscos de lesões.


Viu só como esses itens de segurança são indispensáveis para o seu veículo? Esses são apenas alguns dos equipamentos essenciais para manter a segurança no trânsito, porém totalmente importantes para também dirigir com mais tranquilidade.


- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.