Notícias

Como dirigir com cuidado durante o feriado

Como dirigir com cuidado durante o feriado

Uma olhada no calendário e logo você identifica os feriados de cada mês. Que bom, o momento de pausa das atividades está garantido! Tem quem aproveite esse tempo para descansar, mas há quem opte por algo mais agitado, como "cair na estrada" e viajar.

Porém, para que esse ponto de partida, em sair de sua cidade e ir para outra, decorra bem, é de extrema importância saber dirigir de forma calma, afinal, é comum o fluxo de veículos aumentar durante o feriado, principalmente nas vias e rodovias que interligam as cidades.

Para isso, que tal conferir algumas dicas essenciais para dirigir melhor nas estradas durante os próximos feriados que estão por vir? Veja a seguir.

PROGRAME A REVISÃO DO VEÍCULO
Realizar uma viagem tranquila e sem estresse é o desejo de todo(a) motorista, e para que isso aconteça, primeiramente é válido fazer uma checagem geral do veículo e das peças do mesmo. Uma manutenção preventiva, por exemplo, é recomendável, porque, além de corrigir possíveis falhas, é um ótimo auxílio para a redução de custos futuros, aumentando, assim, a eficiência da manutenção.

As revisões realizadas durante a manutenção preventiva contam com a calibragem e alinhamento dos pneus, a suspensão, fluido de freios e o óleo. Além disso, peça para o(a) mecânico(a) verificar as condições da bateria e realizar a medição dela para averiguar se está tudo de acordo.

EVITE DIRIGIR COM SONO
A falha humana é um dos principais fatores de risco em acidentes nas estradas. Além da bebida alcoólica, o sono também contribui para esse índice. Por esse motivo, não é recomendado você viajar em um estado esgotado fisicamente, porque pode colocar a sua vida em risco, de seus(suas) passageiros(as) e de outros(as) motoristas. Um dia antes de cair na estrada, regule bem o seu sono por algumas horas, assim viajará mais tranquilamente.

CUIDADO COM A SINALIZAÇÃO
A sinalização é importantíssima não só em viagens durante o feriado, mas em todos os momentos do dia a dia do(a) motorista. Caso opte por fazer ultrapassagens, verifique se isso é permitido e também veja se há uma boa visibilidade da área para prosseguir com segurança. Lembre-se que é importante estar com os faróis acesos para que os(as) outros(as) motoristas consigam lhe visualizar com mais facilidade.

Além disso, respeite os limites de velocidade. Qualquer ato de exceder, pode gerar diversas complicações. Fique atento(a)!

CONTROLE O USO DO CELULAR
Além do sono, o uso do celular também não é indicado no ato de dirigir um veículo. Aqueles cinco segundos utilizados para responder uma mensagem podem gerar uma grande distração e causar um acidente. Para evitar problemas graves, o(a) condutor(a) necessita ter toda a sua atenção voltada para a estrada e não ao contrário.

ATENÇÃO REDOBRADA EM VIAGENS À NOITE
Para quem optar em viajar à noite, saiba que é importante manter cuidados redobrados. Algumas escolhas aparentemente corriqueiras, merecem uma atenção maior, como a oferta de carona para alguém desconhecido ou mesmo o ato de auxiliar algum(a) motorista em locais desabitados.

VERIFIQUE AS CONDIÇÕES DE TEMPO
Confira as condições climáticas antes de iniciar a viagem/o passeio, pois assim você estará preparado(a) para as possíveis mudanças, como por exemplo, um temporal forte.


Para curtir um feriado em outra cidade, nada melhor que seguir essas dicas durante a trajetória nas estradas, para que mantenha a tranquilidade e ocorra tudo certo com você e com seus(suas) passageiros(as).

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.