Notícias

Por que dirigir com a mão no câmbio é um problema?

Por que dirigir com a mão no câmbio é um problema?

Você já reparou nas manias que alguns(algumas) motoristas têm ao dirigir? Alguns (Algumas) motoristas mantém o pé na embreagem após passar a marcha, outros(as) freiam com força demais e até seguram o volante de modo equivocado. Porém, uma mania que pode parecer “boba” mas que custa caro é dirigir com a mão no câmbio. E você sabe o por quê? Hoje vamos falar um pouco mais sobre isso. Continue lendo para saber.

LEI QUE PROÍBE DIRIGIR APENAS COM UMA MÃO
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 252, inciso V, é proibido dirigir apenas com uma mão, exceto quando(a) motorista fizer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo. Ou seja, ao dirigir com a mão sob o câmbio, você estará infringindo uma lei determinada aos(as) motoristas. Esse alerta é essencial para que você oriente os(as) motoristas da frota, afinal, não é interessante receber uma ou mais notificações de trânsito.

OS PROBLEMAS DE DIRIGIR COM A MÃO NO CÂMBIO
Quando um(a) motorista tem o hábito de dirigir com a mão no câmbio faz com que force o funcionamento das marchas de uma forma incorreta e, assim, acaba provocando desgastes que poderão ser sentidos no decorrer do tempo. Com uma maior pressão sob o câmbio, pode acontecer que, por ora, a pessoa engate uma marcha incorretamente e acabe causando danos à caixa, principalmente em engrenagens e aneis sincronizados.

COMO IDENTIFICAR O DESGASTE?
O tempo para identificar os defeitos, é algo específico, pois há um conjunto de variáveis que interferem nessa avaliação. Em carros usados, o(a) novo(a) dono(a) precisa tomar cuidados, principalmente porque não tem informações suficientes para saber como o carro estava sendo utilizado. Já em carros zero quilômetro, vai depender da maneira que será usado e também do modelo do veículo. Caso entre duas marchas ao mesmo tempo, isso significa que há uma folga ou o câmbio está arranhando.

Dependendo dos casos, o custo para consertar o câmbio pode variar de R$150,00 a R$4.000,00 reais, pois será necessário trocar todo o sistema de alavanca. Esse é o “custa caro” que falamos logo no início desta postagem. Imagine como a multiplicação desse custo por 10 ou 15 carros da frota poderia interferir na produtividade e no orçamento da empresa.

E COMO EVITAR POSSÍVEIS PROBLEMAS COM O CÂMBIO?
Além de procurar evitar dirigir com a mão no câmbio, a principal dica é: ao trocar de marcha, é imprescindível acionar a embreagem antes e lembrar que o câmbio deve sempre sair da marcha neutra (e nunca sair da terceira marcha pra quinta, por exemplo).


Então, agora podemos confirmar que um pouco atenção a alguns hábitos ao volante, podem contribuir para a redução de custos, como também para a preservação do veículo. Anotou!?

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.